MATO GROSSO | Um filhote de onça-pintada foi fotografado na manhã de ontem (29), pelo biólogo Gustavo Gaspari enquanto brincava com uma lata de cerveja nas margens do rio São Lourenço, no município de Poconé (MT), em pleno Pantanal Norte.
Gustavo compartilhou a fotografia em suas redes sociais expressando sua indignação ao presenciar a cena.
“Foi triste e vergonhoso ver a presença de lixo dentro de uma unidade de conservação e no local onde há a maior concentração de onças-pintadas no planeta”, disse, em uma entrevista ao UOL.
“Me senti triste por ver um animal tão incrível sendo afetado pela nossa falta de educação e por compartilhar essa cena com inúmeros turistas de diversos países.”
A região costuma ser frequentada por turistas e pescadores, além de pesquisadores, o que pode levar resíduos ao parque.
“O problema do lixo é referente à falta de educação da população e descaso do governo e de iniciativas privadas, que poderiam investir em educação ambiental e ciência. Sem dúvida ainda existem turistas e pescadores da região que não descartam o lixo de forma correta”, observa.
O biólogo nos deixa algumas reflexões em relação ao sofrimento que o animais vem enfrentando devido aos incêndios e queimadas cada vez mais frequentes no bioma pantaneiro.
“O que será dessas espécies no futuro? Nos incluo nesse conjunto também; como será nosso futuro? Um momento fofo se transformou em uma cena triste”, refletiu Gustavo, conscientizando aqueles que virem sua publicação para recolher, separar e destinar seus lixos em locais adequados.
“O Pantanal vem sofrendo bastante com a falta de água e incêndios frequentes na região, mas, além disso, ainda há a poluição dos rios e a presença de lixo em diversos locais, o que pode refletir em diversos problemas”, conclui.