BRASIL|O Instituto Osvaldo Cruz (IOC/Fiocruz), confirmou por meio de um novo estudo que o primeiro óbito de coronavírus no Brasil ocorreu no período entre 19 e 25 de janeiro, no Rio de Janeiro. O coordenador do estudo na Fiocruz, Gonzalo Bello, diz que a descoberta se deu por uma testagem retrospectiva de pacientes que morreram vitima de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o principal sintoma da covid-19.
O estudo contrária os dados anteriores da circulação do vírus no país até hoje, onde mostra que o primeiro caso de coronavírus ocorreu no dia 26 de fevereiro e a primeira morte apenas em 17 de março, devido a transmissão da covid-19 não ter mais controle no dia 13 de março. O Brasil chegou nesta quarta-feira (13) a 188.974 casos confirmados e 13.149 morte pelo coronavírus.
O primeiro caso da covid-19 no Amazonas foi confirmada pelo Governo do Estado no dia 13 de março. A vítima do virus foi a primeira da Região Norte. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), nesta quarta, houve recorde de infectados com 1.648 novos casos, totalizando 15.816 testados positivo para o novo coronavírus. Esse número representa 8,91% de casos do país.
Foto: Divulgação