MANAUS – Um dia após ter a prisão decretada, a “Dama do Tráfico” segue foragida no Amazonas e ainda com direito a receber indenização de R$ 200 mil. Luciane Barbosa Farias, sobrinha do traficante Zé Roberto da Compensa e casada com o traficante Tio Patinhas, conseguiu na Justiça esse valor por conta da morte da mãe, vítima de Covid durante a crise de oxigênio no Amazonas.
Luciane está condenada há 10 anos de cadeia, considerada a contadora do Comando Vermelho. Ela ficou famosa em 2024, após ser recebida duas vezes no Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde foi defender os direitos humanos dos presidiários.
Desde quarta-feira (29/1), ela é foragida, já que o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) determinou a prisão dela, no mesmo processo em que foi condenado Tio Patinhas.
“Luciane Barbosa Farias era a responsável por acobertar a ilicitude do tráfico, tornando o numerário deste com personificação lícita, ao efetuar compra de veículos, apartamentos e até mesmo abrindo empreendimento. Logo, inquestionável é a participação da apelada na organização criminosa Comando Vermelho”, escreveu a desembargadora Vânia Marques Marinho, do TJAM, ao condená-la na segunda instância.
Até o momento ninguém sabe onde a dama está.