AMAZONAS – A PM está comemorando esta semana os 13 anos de criação do 1° Batalhão de Polícia Militar de Força Tática (BPM/FT). A missão é apoiar as viaturas das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) em áreas de risco, realizando repressão ao crime organizado e combate ao tráfico de drogas.
Participaram do evento, o major PM Victor Melo, comandante da Força Tática; major PM Werner, comandante do 2º Batalhão de Policiamento de Choque Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam); major PM Wallasson, comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb); além do efetivo da Força Tática, que na ocasião foi homenageado, recebendo certificados pelo brilhantismo em apreensão de armas de fogo.
História – De acordo com o Comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Força Tática, major PM Victor Melo, no dia 7 de maio de 2008, surgia o Batalhão da Força Especial Comunitária, que ficou mais conhecido naquele período pela sigla “FEC”, tendo como comandante o major PM Gonzaga.
Em seguida, passou a se chamar 10º Batalhão de Força Tática e, após receber investimentos, adquiriu aparato específico na frota, com incremento de novas viaturas. A partir daí, a unidade passou a escrever uma nova etapa em sua trajetória, até se consolidar como hoje a conhecemos, o 1º Batalhão de Força Tática.
“Ao comemorar 13 anos de sua criação, a unidade militar alcançou sua consagração, tornando-se hoje, para a sociedade, uma tropa de pronta resposta de ação e reação, subordinada ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), atuando em ocorrências de alta complexidade e realizando incontáveis apreensões de drogas, armas e de foragidos da justiça”, destacou o major Victor Melo.
A tropa age taticamente, retirando criminosos das ruas, com o objetivo de preservar a ordem pública em benefício do cidadão amazonense, contando com policiais abnegados, que ressaltam, em seu juramento, sempre defender a sociedade.