AMAZONAS| A foto do abraço de um enfermeiro a um paciente portador de Síndrome de Down com covid-19, viralizou e comoveu a web. Raimundo Nogueira Matos, de 38 anos, que atua no hospital de campanha na cidade de Caapiranga, no interior do Amazonas, fez de tudo para acalmar Emerson Junior, de 30, que estava desesperado em ter que usar a máscara de oxigênio.
“Como o paciente é especial, ele não entende a importância do tratamento. No caso, a gente precisava ofertar a oxigenioterapia pra ele com a máscara, com aquele reservatório; e ele estava muito ansioso. Então ele me abraçou, e eu consegui tranquilizar ele, chegar mais próximo”, explicou o enfermeiro ao UOL.
De acordo com Raimundo , o procedimento ocorreu na manhã de sábado (23), e o paciente reagiu bem após o abraço. “A gente deu o melhor que poderia ali. Ele agora [ontem à tarde] está estável, dentro das suas limitações”, explica.
Depois da foto se tornar viral, vários internautas elogiaram a atitude do enfermeiro, que está há oito meses na linha de frente contra a covid-29, e fez de tudo para acalmar Emerson Junior, com um gesto de amor.