MANAUS – AM | Um vídeo de funcionários da Eletrobrás Amazonas Energia caiu na Internet e revoltou moradores de Manaus ao mostrar o grupo rindo, dizendo que iriam cortar o fornecimento de energia elétrica de algumas residências.
“Vou torar, vou torar. Vou torar mesmo!” diz um dos funcionários, que faz um sinal de corte com a tesoura entre os dedos, juntamente com os demais funcionários. Outro ainda chega a exclamar para que os moradores paguem suas contas.
De acordo com as leis estaduais 5.143/20 e 5.145/20, é garantido ao consumidor amazonense o fornecimento contínuo de energia elétrica e água, mesmo que esteja inadimplente, durante todo o período de calamidade pública.
Uma Nota de Esclarecimento publicada no site oficial e na conta do Instagram da Amazonas Energia, informou que a concessionária “não está realizando cortes no fornecimento de energia por inadimplência em unidades residenciais”. Confira:
A Amazonas Energia esclarece ao público que diante do Plano de Contingência para enfrentamento da Pandemia da COVID-19 (Coronavírus), adotou inúmeras medidas com objetivo de preservar o bem-estar, não só da parcela consumidora de energia, mas da coletividade como um todo, de forma consciente e honesta, motivo pelo qual não está realizando cortes no fornecimento de energia por inadimplência em unidades residenciais.
Os cortes atualmente realizados decorrem de vistoria de clientes que praticam a religação à revelia da empresa, ou seja, clientes que tiveram o fornecimento de energia suspenso em ocasiões anteriores e que ligam sua unidade consumidora diretamente na rede elétrica da Distribuidora sem regularizar a sua situação junto à Distribuidora, trata-se, portanto, de ligações clandestinas, que geram danos não só à empresa, mas aos consumidores que honram regularmente com suas responsabilidades, bem como à sociedade, pelos perigo que uma ligação clandestina representa.
Nesse sentido, a Amazonas Energia, ao reiterar o seu compromisso com a sociedade no combate as irregularidades na medição, para garantir a segurança das instalações e da população, bem como para fazer cumprir a regulamentação vigente, esclarece que os cortes realizados durante o período da Pandemia do CORONAVÍRUS seguem rigorosamente as diretrizes da Agência Reguladora, bem como estão de acordo com legislação vigente não havendo impedimento quanto às unidades industriais, comerciais e aqueles ligados de forma irregular.
As inspeções em unidades consumidoras ocorrem diariamente em todo o Estado, a fim de coibir as ligações clandestinas e a prática de autorreligação. Caso as equipes da Empresa encontrem irregularidades, a unidade consumidora estará sujeita ao corte no fornecimento de energia.
É muito importante que todos tenham consciência que a ANEEL avalia o perfil das áreas de concessão em todos os processos de redefinição da tarifa, e inclui na tarifa de todos os clientes que pagam regulamente suas, parte da energia furtada ou roubada (que representa efetivamente as perdas comerciais), ou seja, o bom consumidor paga na sua conta o que o mal consumidor desvia. Portanto, nos ajude a reduzir esta prática de fraude denunciando as irregularidades.
O combate ao furto e a fraude de energia é de responsabilidade de todos e a Amazonas Energia o fará em respeito também aos consumidores não fraudadores. Contamos com o apoio e compromisso da sociedade, que podem denunciar por meio dos canais digitais: 0800 701 3001 e pelo site www.amazonasenergia.com.
Por fim, a Amazonas Energia está sempre disponível à análise e tratamento de fatos concretos, visando a garantia da qualidade, continuidade e confiabilidade na prestação dos serviços, assim como a satisfação dos seus clientes.