X
    Categories: Amazonas

FVS emite alerta para todo o Amazonas e fala em alto risco de volta para a fase vermelha

ADVERTISEMENT

MANAUS, AM – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitiu sinal de alerta para o estado nesta sexta-feira, diante da alta do número casos e mortes por Covid. O Amazonas que luta para evitar a terceira onda, corre risco de voltar à fase vermelha. Com todo o comércio aberto e as pessoas sem tomar os devidos cuidados, já há quem dê como certa a terceira onda.

“O cenário de estabilidade em número de casos e óbitos requer atenção para evitar retrocesso à fase vermelha. O cálculo da avaliação de risco de transmissão de Covid-19 no Amazonas é realizado pela FVS-AM com base em metodologia desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e padronizada nacionalmente. A classificação de risco é um instrumento para apoio à tomada de decisão na resposta à pandemia de Covid-19, constituída por uma matriz de indicadores divididos em dois eixos: capacidade do sistema de saúde e evolução da pandemia.”

A alta, porém, é um alerta, segundo a FVS-AM, para que a população mantenha medidas como o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos. Esse aumento da avaliação de risco também reflete indicadores como ocupação de leitos clínicos e de UTI na rede de saúde, incluindo leitos gerais e exclusivos para Covid-19, que mostra tendência de crescimento. “A gente precisa chamar a atenção de toda a população para o fato de que nós não estamos livres da doença. Então esse alerta que a Fundação de Vigilância traz é no sentido de mantermos as medidas de prevenção, o uso de máscara, evitar locais com aglomeração, a higienização das mãos, principalmente, o uso de álcool gel. São medidas extremamente simples, mas muito importantes, principalmente, nesse período”, disse Cristiano Fernandes.

Em uma possível mudança de fase, se confirmada evolução de casos, óbitos e internações, a FVS-AM informa que são ativadas etapas do Plano de Contingência Estadual contra a Covid-19, associado a medidas restritivas de atividades comerciais e sociais estabelecidas.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim diário de Covid-19, edição de nº 413, informa o diagnóstico de 599 novos casos de Covid-19, totalizando 381.635 casos da doença no estado até esta sexta-feira (21/05).

Segundo o boletim, foram confirmados nove óbitos por Covid-19, sendo sete ocorridos no dia 20/05 e dois óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 12.912 o total de mortes pela doença.

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.