SÃO PAULO | O coletor de lixo Vitor Celestino, 30, que perdeu o emprego em Botucatu (SP) após uma brincadeira durante o expediente ter sido vista por centenas de milhares de pessoas no TikTok, foi recontratado ontem, no Dia do Gari, pela empresa que o havia demitido.
Ele deve voltar ao batente entre hoje e amanhã e comemorou o retorno, em entrevista ao UOL. O homem contou que a mudança em seus planos profissionais ocorreu após uma intermediação feita pelo Siemanco (Sindicato Específico dos Empregados de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação), que o levou até a sede da empresa Corpus, ainda ontem, e reverteu a demissão.
Ele não soube detalhar por que a mudança de ideia por parte da empresa ocorreu, mas disse que assinou papéis de recontratação e, agora, espera a confirmação da área de segurança do trabalho para retomar a função. Em nota, a Siemaco afirmou que a demissão de Vitor foi “absolutamente injusta e arbitrária”.
“Só me falaram que seria dada uma nova oportunidade pela empresa e que eu poderia começar a trabalhar hoje ou amanhã”, contou.
Vitor acredita que sem a repercussão da história, que ganhou notoriedade nacionalmente, ele não teria recuperado o emprego. “Tenho certeza que isso não aconteceria por outras vias”, afirmou.
Ele é pai de 5 filhos — um bebê de 4 meses, três meninas, de 3, 8 e 9 anos, e um adolescente de 14 anos.
A mulher dele atualmente está afastada do trabalho como zeladora por causa da licença maternidade. Antes de trabalhar como coletor, ele era chapeiro. Após a história da demissão dele ganhar destaque, o coletor recebeu mensagens de apoio. Entre eles, estava um empresário que doou uma quantia em dinheiro, cujo valor não foi mencionado, além de um quarto do Ayrton Senna e uma Bíblia.