FILIPINAS | Imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma menina de apenas 13 anos sendo forçada a se casar com um homem de 48, na cidade de Mamasapano, nas Filipinas.
Asnaira Pamansag Mugaling se tornou a quinta esposa de Abdulrzak Ampatuan no fim do mês passado, e afirmou que “não tem medo” do homem porque ele “é bom para ela”.
“Estou aprendendo a cozinhar porque não sou boa nisso agora. Quero fazer meu marido feliz”, disse a jovem. Já Abdulrzak falou que se sente feliz por ter encontrado Asnaira. “Estou feliz por tê-la encontrado e passar os meus dias com ela cuidando dos meus filhos”, contou.
O casal ainda disse que planeja ter filhos quando Asnaira completar 20 anos. “Vou pagar a escola dela porque quero que ela receba educação enquanto espera a hora certa para ter filhos”, disse Abdulrzak.
As Nações Unidas definem o casamento infantil como qualquer casamento formal ou união informal em que uma ou ambas as partes tenham menos de 18 anos. As Filipinas têm cerca de 726 mil meninas casadas em cerimônias arranjadas pelos pais. O governo do país asiático, o único que não admite divórcio, disse que se empenharia para eliminar os casamentos forçados até 2030.