RIO DE JANEIRO | Uma jovem de 16 anos, identificada apenas como Brenda, foi baleada na mão na favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro, na semana passada. De acordo com o delegado Hilton Alonso, titular da 21ª DP (Bonsucesso), a adolescente teria sido punida por ter recusado a se relacionar com um bandido da comunidade. As informações são do G1.
Após ser baleada, a jovem foi levada ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Conforme a Polícia Civil, a vitima tinha um mandado de busca e apreensão contra ela. Depois de receber atendimento, a adolescente foi apreendida.
Ainda segundo o delegado, moradores haviam afirmado que a jovem teria sido punida por roubar um celular no réveillon de Copacabana. No entanto, as investigações revelaram que a versão de um suposto roubo foi criada para que o verdadeiro motivo não fosse relevado.
Moradores chegaram a dizer que a jovem foi vítima do chamado “tribunal do tráfico”. Segundo eles, há uma página gerenciada pelos criminosos em uma rede social em que é feito o alerta sobre roubar.
– Está proibido qualquer tipo de roubo e trazer pra dentro do Manguinhos, porque, quando a chapa esquenta, vocês não tão no bagulho. Pode ser mulher, homem, de menor nos vai cobrar. Se a tropa do pai pegar, vai ficar de exemplo, igual a fulana ficou; ela só foi um exemplo por achar que o Manguinhos é bagunça e tá abandonado – diz a publicação.
A Polícia Civil apurou ainda que os bandidos estariam sendo cobrados pelos líderes da facção criminosa a qual pertencem pelo ocorrido. O caso segue em investigação.