MANAUS-AM |O Governo do Estado, por meio do Comando de Bombeiros da Capital (CBC) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), deu início à operação “Céu Limpo” na manhã desta quarta-feira (29/07), na sede do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma), localizado no Parque Estadual Sumaúma, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel BM Danízio Valente, a ação é de combate às queimadas urbanas, ocorrência mais frequente na região neste período do ano.
“A elevação da temperatura e a baixa umidade do ar tendem a ocasionar esse tipo de ocorrência. Por essa razão, iniciamos junto ao CBC essa operação de combate às queimadas urbanas. É importante lembrar que a população pode colaborar neste trabalho evitando queimar o lixo do quintal e jogar bituca de cigarro em locais inapropriados”, informou o comandante-geral.
A operação tem como principal objetivo atuar na capital, como explica o comandante do Bifma, tenente-coronel BM Sulemar Barroso.
“Essa ação será realizada pelo Bifma, Batalhão de Bombeiros Especial e Companhia do Comando Geral, que vão compor equipes que estarão em prontidão na sede do batalhão para correr até os incêndios florestais e dar a primeira resposta. Inicialmente, essa operação é da capital, uma vez que já temos uma operação integrada em andamento sob a coordenação do Exército Brasileiro”, disse ele.
Novos equipamentos – Durante a solenidade, o CBMAM também recebeu equipamentos para atuação de combate às queimadas. A doação foi realizada pela WWF Brasil, organização da sociedade civil brasileira, de natureza não governamental, conforme informou a subdiretora de Atividades Técnicas, tenente-coronel BM Suiane Mota.
“Esses materiais vieram por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que colocou o Corpo de Bombeiros em parceria com a ONG WWF. Essa ONG estava com disponibilidade financeira para ajudar no combate a incêndios na Amazônia, e viu o CBMAM como um parceiro e alguém que receberia o material e atuaria no combate. Recebemos R$ 120 mil em equipamentos. Nós definimos o material importante para o combate ao incêndio florestal, esse material chegou neste mês e já será utilizado nas ocorrências”, comentou a subdiretora.
Os equipamentos, na ordem de R$ 120 mil, é composto de motosserras, motopoda, roçadeiras, mochila extintora Vallfirest, motobomba, abafadores de borracha, facões, coturnos, luvas de proteção, máscaras de proteção respiratória, óculos de proteção e ampla visão, capacetes de segurança, dentre outros itens utilizados nesse tipo de ocorrência.