X
    Categories: Governo

Governo do Amazonas entrega respiradores e equipamentos para leitos de UCI em Boca do Acre

ADVERTISEMENT



MANAUS-AM|O Governo do Amazonas entregou, nesta quarta-feira (27/05), dois respiradores e um desfibrilador para o Hospital Regional Ana Maria Geny de Lima, em Boca do Acre, na região do Purus. Os equipamentos vão permitir a montagem de dois leitos de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), que estão sendo instalados ainda nesta quarta-feira. A ação faz parte do plano de apoio aos municípios no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Desde o início da pandemia, foram enviados 57 respiradores aos municípios.

Em abril, o Governo do Estado já havia enviado dez bombas de infusão e dois monitores multiparamétricos para a montagem dos leitos em Boca do Acre. A entrega dos respiradores, no hospital, foi acompanhada pelo prefeito Zeca Torres.

De acordo com o secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Espírito Santo, com o avanço da pandemia nos municípios, o Governo do Amazonas pretende aumentar a oferta de leitos de média complexidade com respiradores.



“Com isso, busca-se garantir atendimento a pacientes que precisam de um suporte melhor na sala de estabilização e na UCI até a recuperação ou, se necessária, até a remoção para um leito de UTI na capital”, disse.

Secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo, visita hospital de Boca do Acre para entrega de equipamentos.



Aumento de leitos de UCI – Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o interior do Amazonas teve um aumento de 97% de leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), subindo de 49 para 97, todos com respiradores. Os respiradores entregues foram adquiridos pela Susam e também enviados pelo Ministério da Saúde (MS).

Foram enviados 15 respiradores para Tabatinga, 8 para São Gabriel da Cachoeira, 6 para Itacoatiara, 6 para Manacapuru, 6 para Tefé, 2 para Rio Preto da Eva e 2 para Boca do Acre. Os municípios de Maués, Boa Vista do Ramos, Iranduba, Santo Antônio do Içá, Autazes, São Paulo de Olivença, Careiro Castanho, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Itapiranga, Carauari e Silves receberam um cada.

Segundo o secretário, os respiradores entregues em Boca do Acre são de aquisição do Governo do Estado e servem tanto para o leito quanto para o transporte do paciente na ambulância. Além do equipamento, a Susam está levando um técnico para calibrar e capacitar a equipe que irá utilizar os equipamentos.

Profissionais de saúde de Boca do Acre recebem treinamento para uso de respiradores



Boca do Acre já havia recebido mais de 81 mil unidades de EPIs e 1,4 mil testes rápidos, além de insumos e medicamentos para auxiliar no enfrentamento à Covid-19.

O município também recebeu reforço de recursos estaduais e federais, sendo parte deles das transferências habituais e também exclusivos para o enfrentamento ao novo coronavírus. Até maio, foram transferidos R$ 1,14 milhão, dos quais R$ 412,3 mil do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI).

Insumos – O interior do Amazonas já recebeu 74,5 mil testes rápidos para Covid-19 adquiridos pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Saúde (MS). Também foram enviados 3 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pela Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA).

Oxigênio – A Susam vem mantendo o abastecimento regular de oxigênio para atender a demanda dos municípios do interior que aumentou onde há maior incidência de pacientes com Covid-19. A Secretaria, sempre que há demanda de urgência, realiza parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) e Casa Militar para o transporte dos cilindros de oxigênio para os municípios.

O Governo do Amazonas realizou recentemente a aquisição de 400 cilindros de oxigênio para o interior. Em alguns municípios, foram instalados tanques de oxigênio.

Contratação – A Secretaria está em processo de finalização de contratação de médicos e enfermeiros com experiência em Terapia Intensiva para os municípios polos, são eles: Manacapuru, Itacoatiara, Eirunepé, Parintins, Lábrea, Humaitá, Tefé, Tabatinga e Boca do Acre.

Fotos: Geizyara Brandão/Susam

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.