MANAUS – AM | Nesta quarta-feira (23), grávidas que se preparavam para entrar em trabalho de parto sofreram com o calor excessivo na maternidade Ana Braga, além de terem que aguentar a dor das contrações.
De acordo com algumas testemunhas, os condicionadores de ar não estavam funcionando, o que agravou ainda mais o calor que já estava intenso por causa do verão amazônico.
Um das gestantes, que deu entrada na maternidade ainda de madrugada, chegou a passar mal e tentou encontrar um pouco de ar fresco na janela do corredor da instituição.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) respondeu que houve uma queda de energia na região da maternidade, durando aproximadamente uma hora, afetando o funcionamento dos aparelhos refrigeradores de ar. O grupo gerador da unidade não contempla os aparelhos refrigeradores devido ao risco de sobrecarga para não comprometer serviços essenciais da unidade, como a Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A direção da maternidade ressaltou ainda que todas as pacientes que estavam na sala de chegaram ao local por volta das 9h da manhã desta quarta-feira (23) e não de madrugada.