MANAUS (AM) – Uma presença tem sido constante na pré-campanha do ex-governador Amazonino Mendes, pré-candidato ao governo do Amazonas. Trata-se do também ex-governador José Melo, cassado por desvios na área da saúde. Nesta quinta-feira (28), ele o acompanhou em viagem para Manicoré, num jatinho de luxo.
É que Melo tenta voltar à política e ganhar espaço com a própria pré-candidatura à deputado estadual. A “benção” já foi dada por “Negão”, que o defende como amigo de longa data e afirma que todas as denúncias, como as que culminaram na operação Maus Caminhos, não procedem. Melo, nas palavras de Amazonino, seria “vítima de uma organização criminosa”.
Deflagrada pela Operação Federal, a operação investigou o desvio de quase R$ 130 milhões de verbas destinadas à área da saúde do Amazonas. Por causa do rombo, ele e a primeira dama, Edilene Melo, também envolvida, foram presos.
O ex-governador, que na época tentava reeleição, teve o mandato cassado por crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de capitais e de organização criminosa. Ele chegou a usar tornozeleira eletrônica após ser solto para responder pelos crimes em liberdade.
Apesar dos escândalos, ainda recebe uma pensão vitalícia do Governo do Estado, após garantir, na Justiça, o direito aos aproximadamente R$ 35 mil mensais, que também são pagos a outros ex-mandatários estaduais, como o próprio Amazonino Mendes e Eduardo Braga, este último hoje em dia senador.