BRASÍLIA|Nesta segunda-feira (25), o Grupo Globo e o jornal Folha de S.Paulo anunciaram a suspensão temporária do plantão em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República. O que levou a decisão foi os xingamentos que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fazem a imprensa. Além dos dois grupos, Metrópoles, Band, Correio e Estadão se manifestaram à favor da suspensão e optaram por não cobrir mais pronunciamentos do presidente no local.
Em uma das ocasiões, Bolsonarista xingaram os meios de comunicação de “lixo”, “escória”, “safados”, entre outros. Além disso, o comportamento agressivo diante dos jornalista é cada vez mais frequentes na frente da Alvorada.
O grupo Globo comunicou a decisão formal ao ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, onde diz que “apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que são levados a ficar lado a lado com os jornalistas, apenas com uma grade entre os dois grupos, têm insultado de forma cada vez mais agressiva os profissionais de imprensa, de todos os veículos, que estão ali trabalhando”.
A Folha fez indagações ao GSI e a Secretaria Especial de Comunicação Social sobre a falta de segurança aos jornalista e declarou que irá “retomar a cobertura no local somente depois das garantias de segurança aos profissionais por parte do Palácio do Planalto”.
Foto: Reprodução/ Gabriela Biló/Estadão Conteúdo