BELO HORIZONTE | Um morador de Belo Horizonte teve uma ideia inusitada e bem intencionada em meio ao avanço do novo coronavírus. Técnico de manutenção predial, Antônio Lopes instalou uma pia em frente de sua casa, no bairro Bonsucesso, região do Barreiro, para a comunidade usar para lavar as mãos.
Antônio contou que teve a ideia de colocar a pia na calçada depois que o Hospital Eduardo de Menezes, que fica na mesma rua da casa dele, passou a atender exclusivamente casos suspeitos da Covid-19. “Eu trabalho no hospital e moro na mesma rua. Aqui na rua passa muita gente. Tem o hospital, tem supermercado, açougue, ponto de ônibus”, explica.
O técnico diz ainda que coloca detergente, sabão em pó ou em barra para que as pessoas possam lavar as mãos, antes de seguir o destino. Os materiais são colocados por ele mesmo, mas ele também já recebeu algumas doações.
Usando materiais reciclados e também alguns que já tinha em casa, Antônio construiu sozinha a pia improvisada. E afirma que a iniciativa tem conquistado a vizinhança. “O retorno foi além da expectativa. Já recebi muito apoio de pedestre, vizinhos, e até recebi bilhetinho de agradecimento na caixa de correio”, conta.
Ele pede para as pessoas que passarem pela rua façam doações de materiais de limpeza e higiene pessoal.
Cuidado com a torneira
O médico infectologista Leandro Cury informou que é preciso ter cuidado com a torneira. “Essa recomendação não vale só para pia na rua não, mas para qualquer torneira. Ela pode ser fonte de contaminação. Então é bom usar um papel ou uma toalha antes de abrir ou fechá-la”, explica.
Para finalizar, o médico enaltece iniciativas como a de Antônio. “Muitas pessoas que estão nas ruas não têm acesso a água corrente. Quero parabenizar quem teve a ideia.”