SANTARÉM – PA | Um homem de 55 anos que estava internado no Hospital Municipal de Santarém, no oeste do Pará, morreu na manhã desta terça-feira (7) com suspeita da Síndrome de Haff, conhecida como “doença da urina preta”.
O paciente, que trabalhava como mototaxista e foi identificado como Genivaldo Cardoso de Azevedo, deu entrada na unidade hospitalar com sintomas característicos da Síndrome Haff.
Segundo amigos de Genivaldo, ele teria comido peixe no fim de semana e horas depois começou a sentir os primeiros sintomas. No laudo médico foi atestada a morte como “infecção generalizada”.
O paciente apresentou os primeiros sintomas e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) no dia 5 de setembro. Genivaldo se queixava de dores musculares nas pernas semelhantes a cãimbras. O quadro clínico do paciente foi considerado delicado. Ele foi levado para o setor de estabilização, mas não resistiu e morreu.
Conforme o Hospital Municipal de Santarém, por se tratar de um caso suspeito da Síndrome de Haff, os órgãos de Vigilância em Saúde foram acionados para seguir os protocolos técnicos.
A Vigilância Epidemiológica de Santarém confirmou que vai iniciar os protocolos de investigação e mapeamento na quarta-feira (8), com monitoramento e notificação dos familiares de Genivaldo. Esse trabalho vai ser orientado com base em nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).