Rio Branco-AC| Em seu primeiro dia de trabalho, o jovem Eduardo Freitas Nascimento, de 21 anos, morreu no inicio da manhã de quarta (12), ao cair de um andaime de 3 metros de altura em uma obra no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o jovem morreu ainda no local do acidente devido o trauma da queda.
A família contou que Eduardo estava ajudando na cobertura de uma obra. Segundo os familiares, ele trabalhava com bicos e sempre arrumava uma forma de ganhar dinheiro.
A tia dele, Vilma de Freitas disse que o menino era padeiro e, como estava desempregado, arranjou essa forma de ganhar dinheiro. Ele era filho único e tinha dois filhos, um de cinco e outro de 1 ano.
“Ele não tinha curso [de pedreiro], foi trabalhar do nada porque estava desempregado. A gente não sabe de nada do que aconteceu, não apareceu ninguém da empresa, nem quem chamou ele. Estava vulnerável e aconteceu isso, ele era padeiro, nunca teve profissão de trabalhar em obra”, disse a tia à uma emissora local.
A empresa responsável pela empresa, explicou que Eduardo era um diarista, e que por isso trabalha de forma autônoma, sendo contratado, particularmente, por um dos servidores. Isso acontece quando o pedreiro chama o ajudante e paga a diária diretamente a ele.
Mesmo assim, a empresa alega que o mestre de obras está acompanhando o caso e que pretende dar apoio à família. Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a empresa garante que estavam disponíveis, mas que existe uma resistência para o uso.