EUA | Um vídeo que viralizou nas redes sociais este final de semana mostra um filhote de cachorro chorando, sendo resgatado de um emaranhado de cobras. No entanto, tudo não passou de uma armação, que arrancou várias críticas dos internautas.
O homem que “encontrou” o filhote afirma ter passado por uma árvore caída quando notou um cachorrinho deitado pelas raízes e enrolado em várias cobras pretas. Imediatamente, ele chamou um amigo, especialista em cobras, para fazer a retirada do filhote do meio das serpentes.
As cobras geralmente matam suas presas apertando o controle em torno delas para parar lentamente sua respiração. Após asfixia, eles entram para comer. O manipulador de répteis cutucou cada cobra, uma a uma, puxando-as para longe do filhote. Cerca de 10 minutos depois, o cachorrinho é libertado.
De acordo com seus salvadores, o cão foi levado ao veterinário para verificar se havia mordidas e para receber os devidos cuidados.
O vídeo foi postado em um canal chamado “Happy Dog”. Em sua descrição, eles explicam que seu principal objetivo é apenas postar histórias de resgate inspiradoras e motivacionais. No entanto, os vídeos são claramente encenados. Os criadores do perfil colocam os filhotes em situações perigosas e chocantes apenas para que possam “vir em seu socorro”. Com isso, os vídeos tornam-se virais, gerando lucro ao canal.
Vídeos feitos com fins lucrativos são atos claros de exploração, abuso e negligência animal. O YouTube já começou a remover alguns vídeos do canal Happy Dog.