Manaus – O não cumprimento pelo governador Amazonino Mendes (PDT) à Constituição Estadual e o desrespeito à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pode levá-lo a enfrentar um processo de impeachment da função de governador tampão do Estado. O pedido foi apresentada à Mesa Diretora pelo deputado Sabá Reis (PR), secretário-geral do Poder, na manhã desta quarta-feira (18). A representação do parlamentar segue agora para discussão na Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR). As informações são do Portal Amazonas News.
Em seu discurso, Sabá explicou que o reajuste salarial de mais de 100% dado aos secretários estaduais, e a tentativa de fazer uma reforma no Estado por meio de Decreto, burla a Lei e tenta excluir o Poder Legislativo de participar do processo. “Não é possível que uma pessoa que governou por quatro vezes esse Estado cometa erros infantis como esse”, observou.
“Há alguns meses o governador Amazonino inventou viagem para os Estados Unidos fretando avião particular alegando que a finalidade da viagem seria fazer uma consulta com o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, sobre o combate à marginalidade, através de seu programa intitulado ‘Tolerância Zero’. Ele não deu a menor bola para o documento expedido pela Assembleia e, muito menos, para atender o que rege a Constituição do Estado. O pior de tudo é que viajou novamente para os EUA com a mesma desculpa. Tudo mentira, pois por trás dessa farsa o que está em jogo é a negociação de um patrimônio do Estado do Amazonas: a Cigás.”, afirmou.