EUA | Um norte-americano, de Lake County, em Illinois (EUA), morreu após ser mordido no pescoço por um morcego enquanto dormia. De acordo com o Departamento de Saúde Pública de Illinois (IDPH), o animal foi capturado e testou positivo para raiva.
Conforme o comunicado divulgado pelo departamento na terça-feira (28), o idoso foi aconselhado a iniciar o tratamento pós-exposição à raiva, mas recusou. Um mês depois, ele começou a apresentar sintomas de raiva, incluindo dor no pescoço, dor de cabeça, dificuldade em controlar os braços, dormência nos dedos e dificuldade para falar. O homem morreu pouco depois.
As autoridades de saúde informaram que as pessoas que tiveram contato com secreções dele foram avaliadas e receberam tratamento preventivo contra a raiva.
De acordo com o o Departamento de Saúde Pública de Illinois, por ano, cerca de 60 mil americanos recebe o tratamento pós-exposição a raiva. O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central, causando doenças cerebrais e morte. Sem tratamento preventivo, a raiva é tipicamente fatal.
“Infelizmente, este caso ressalta a importância de aumentar a conscientização pública sobre o risco de exposição à raiva nos Estados Unidos”, disse o Diretor Executivo do Departamento de Saúde de Lake County, Mark Pfister.