CRICIÚMA (SC) – Um idoso acumulador, de 73 anos, foi resgatado nesta quarta-feira (26) da casa onde morava, em Criciúma (SC), em meio a toneladas de lixo acumuladas por ele ao longo da vida. Foram necessários o uso de 16 caminhões-caçamba – cada um consegue transportar até 14 toneladas.
Os agentes da força-tarefa encontraram quatro geladeiras, três fogões, inúmeros móveis antigos, cristaleiras, peças automotivas, panelas, relógios, peças de roupas, entre outros.
Para o serviço foi necessário inclusive o uso de retroescavadeiras. O trabalho ainda não foi totalmente concluído e uma limpeza mais “fina” deverá ser feita no local até sexta-feira (28).
A casa tem cerca de 80 metros quadrados, com três quartos, banheiro, sala e cozinha. Não havia energia elétrica e nem rede de água no local. “O entulho era tão grande que o idoso ocupava um espaço com menos de um metro quadrado. Ele dormia sentado, além de entrar de lado, pois a porta da frente não abria na totalidade”, comentou Gomes
Estima-se que o idoso more no local há cerca de 20 anos. “Uma irmã, que vivia com ele e morreu no segundo semestre do ano passado, sempre pedia para não o interditar. (…) O problema é que depois do falecimento dela, piorou bastante a questão do acúmulo”, pontuou.
O idoso vai fazer tratamento psiquiátrico e foi medicado.