MANAUS–AM| Na manhã desta terça-feira (26), feirantes da Bola do Produtor da Zona Leste de Manaus, fizeram um protesto contra a fiscalização policial, em cumprimento do decreto estabelecido pelo Governo do Amazonas. Os trabalhadores que não concordam com o fechamento do comércio na região, se aglomeraram na frente do local, construíram uma barreira com madeiras e pneus, e foram para o meio da via exigindo que as medidas para frear o avanço da covid-19 no estado, sejam flexibilizadas.
No último sábado (23), o governador Wilson Lima acatou a recomendação da Procuradoria-geral da República (PGR), para medidas mais severas, devido ao número elevado de casos diários da covid-19 no estado. Uma das medidas de enfretamento é o funcionamento de feiras e mercados, até as 8h, mas no decreto oficial, houve uma alteração que ampliou o horário em mais 2h, portanto, até às 10h.
Após o comunicado, os comerciantes não concordaram com o horário de funcionamento dos mercados e querem a todo custo que as medidas sejam flexibilizadas, tendo o horário de funcionamento de feiras estendido até às 12h. O Amazonas vive um colapso na saúde desde a última semana de dezembro do ano passado, e o Governo do Estado, decidiu decretar ‘lookdown’ durante sete dias, para estabilizar a super lotações nos hospitais com pacientes do novo coronavírus
De acordo com o último boletim divulgado pela Fundação em Vigilância e Saúde (FVS-AM), só nesta segunda-feira (25), foram contabilizados 1.222 novos casos do novo coronavírus, e mais 86 óbitos provocados pela doença. Sabemos que o os comerciantes precisam trabalhar para garantir o sustento da família, mas nesse momento em que Manaus vive, o decreto imposto pelo governo é a melhor opção para evitar que mais pessoas morram em decorrência da covid-19.