MANAUS – A Arquidiocese de Manaus informou neste sábado (11) que a Igreja de São Sebastião estará interditada temporariamente devido a obras de preservação e segurança.
Por conta da interdição, as missas do Festejo de São Sebastião serão celebradas no Espaço Luso, enquanto as missas matinais ocorrerão no Salão Paroquial para os fiéis.
“Pedimos suas orações para que as obras sejam concluídas com êxito, garantindo a continuidade das atividades e a segurança de nosso templo”, afirma em nota a Arquidiocese.
A Igreja de São Sebastião compõe o complexo arquitetônico do entorno do Teatro Amazonas, no centro histórico de Manaus. Fica em frente ao Largo de São Sebastião e se destaca com seu estilo eclético, que mistura elementos do gótico e neoclássico.
A origem da igreja foi uma pequena capela de madeira com telhado de palha construída por missionários franciscanos, da “Irmandade de São Sebastião” (1859). Ela ficava nos fundos do terreno onde esses religiosos residiam, na rua Conde D’Eu, atual rua Monsenhor Coutinho.
Com o passar do tempo, a devoção pelo mártir aumentou e, entre idos de 1867-1868, foi iniciada a construção de um novo templo que pudesse abrigar um número maior de fiéis.
A planta da nova igreja é de Sebastião José Basílio Pyrrho, o mesmo que projetou a atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Materiais que sobraram da obra da Matriz foram usados para a construção da nova igreja de São Sebastião.
Em 1884, foi contratado Ambrósio Bruno Candis para a construção do teto, das cimalhas, do forro, das abóbadas e dos altares. Mas em 1886 ele deixou a cidade e a igreja ficou inacabada. A obra foi assumida pela Repartição de Obras Públicas.
Inauguração
A nova igreja foi inaugurada em 7 de setembro de 1888, mas somente com uma torre. Por volta de 1890 ainda houve a tentativa de construir a segunda torre, que acabou não saindo. No ano de 1912, na festa do padroeiro, a Capela de São Sebastião foi elevada à condição de Paróquia. Em 1921 foi aprovada a Lei 1.075 que autorizava a Intendência Municipal a adquirir um relógio e instalá-lo na torre da igreja
.