MATO GROSSO DO SUL | Uma criança da etnia Guarani Kaiowá da Aldeia Panambizinho (MS) de 4 anos de idade está internada em estado grave no Hospital Universitário de Dourados, no Mato Grosso do Sul, após ser atacada por um cachorro pitbull. Lideranças indígenas acusam um fazendeiro de soltar propositalmente o animal contra a criança.
A denúncia foi feita por Thyara Pataxó, da etnia pataxó, e outros representantes indígenas. “Na manhã dessa segunda-feira, um fazendeiro soltou propositalmente seu pitbull na Aldeia Panambizinho do povo Guarani Kaiowá no MS e o resultado foi esse aí, uma criança gravemente ferida que se encontra na UTI. Todos os dias fazemos denúncias como esta, mas nada é feito”, escreveu a ativista nas redes sociais.
Segundo a coordenadora do Conselho Tutelar Leste, Janine Matos, as autoridades responsáveis do Conselho só ficaram sabendo do ocorrido nesta noite de segunda (8.nov.21). “Você acredita que ninguém avisou a gente? Nem o Hospital, nem a família, nem as lideranças. Fiquei sabendo pela internet, liguei lá no Hospital e eles me confirmaram que a criança está lá”, disse a conselheira tutelar responsável pela região do Panambizinho.
Conforme Janine, somente amanhã, terça (9.nov), ela terá informações sobre o estado de saúde da criança, a idade e o nome. “Amanhã eu vou lá, porque eles [do hospital] não passam detalhes por telefone. Vou procurar a família para saber se já registram denúncia e aí saber como está a criança, a idade dela e nome, que nem isso me passaram”, disse a conselheira.