FEIRA DE SANTANA (BA) – “Índios” e “comedores da selva”, assim foi a partida entre o Nacional Futebol Clube e o Bahia de Feira nesta segunda-feira (14), marcado por xenofobia. A partida que aconteceu na Arena Cajueiro foi válida pelas semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro. O Naça foi derrotado por 2 a 0.
No vídeo registrado, torcedores do clube baiano insultam a equipe de forma xenofóbica com termos como “índios” e “comedores da selva” de forma pejorativa.
“Entendemos que nada justifica o preconceito à região mais diversificada do país e dona de uma cultura inigualável. Costumeiramente, o futebol amazonense sofre esse tipo de ataque de pessoas que desconhecem a forma de viver dos também brasileiros cidadãos de uma região do país que os próprios habitam”, afirmou o time.
“O Nacional FC se esforça para manter vivo o orgulho de uma história centenária do clube mais vezes campeão do nosso estado do Amazonas”, destacou.
“O Nacional FC é contra qualquer tipo de movimento preconceituoso. Lamentamos o ocorrido e pedimos respeito com a cultura e o povo da nossa região, afinal, temos muito orgulho de sermos filhos dessa terra”, finalizou.
Tanto o Bahia de Feira FC, a Federação Amazonense de Futebol (FAF), e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não se pronunciaram a respeito.
🗞️ O vídeo em questão é este aqui.
Mais uma vez o Nacional é alvo de xenofobia na Série D. Aconteceu no Piauí com o Parnahyba e agora novamente com o Bahia de Feira em Feira de Santana. Lógico que esse episódio teve relação com o episódio anterior. https://t.co/H9q7mc2p9B pic.twitter.com/bXnFHyIcgn
— Central do Naça (@CentraldoNFC) August 15, 2023