BRASIL – Márcia Dantas, jornalista do SBT que foi intimidada pelo senador Eduardo Braga (MDB), ao mediar o último debate com candidatos ao governo do estado, na TV Norte Amazonas, assinou uma coluna que falou sobre o episódio de machismo que sofreu. Intitulado ‘Os desafios jornalísticos na mediação de um debate’, o texto foi publicado no site SBT News.
“No final do primeiro bloco, um candidato ficou sem responder, o que gerou uma confusão. ‘Você está equivocada’. Eu não estava. Mas fui induzida a duvidar da minha própria capacidade. Cedi, a contragosto”, escreveu a jornalista, que ainda falou dos desafios de ser mulher.
“Não poderia entrar no jogo que prejudicaria o andamento do debate. É muito fácil uma mulher ser taxada de desequilibrada e incompetentemente se ela não souber lidar com as emoções num ambiente dominado por homens”, disse.
O caso
Na última quinta-feira (29), no segundo bloco do debate, Braga disse que Márcia Dantas estava “equivocada” porque tinha direito a fazer mais uma pergunta para outros candidatos e não apenas para Henrique Oliveira (Podemos).
O senador estaria exaltado e disse que “ela não sabia fazer o trabalho de mediadora”. “Que ela [a mediadora] está equivocada, errada, não presta atenção no debate e nas regras”, explicou a fonte, que preferiu não se identificar.
Após consultar a produção, a jornalista viu que não havia errado, mas sim, Eduardo Braga. Foi necessário estender o horário do intervalo por conta de uma confusão que aconteceu nos bastidores.
Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver a apresentadora falando nos bastidores: “Levantar a voz para mim por que eu sou mulher? O senhor me respeite”, diz ela enquanto os funcionários do veículo tentavam acalmá-la.