MANAUS (AM) – Muito abalado após anunciar que foi notificado e multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o influenciador e estudante de Agronomia Agenor Tupinambá falou em uma live, na noite desta terça-feira (18), que tem seis dias para entregar a capivara de estimação Filó, de cinco meses.
O animal vive com Agenor em Autazes, no interior do Amazonas, em um sítio com a família onde os animais vivem livremente. No entanto, uma denúncia de maus-tratos feita fora do Amazonas foi informada ao Ibama, que notificou Agenor dentro da própria faculdade, na Ufam.
Ele contou que além das multas, que somadas chegam a mais de R$ 17 mil, ele terá que excluir todos os vídeos e fotos feitas com os animais, das redes sociais. “Eu vou ter uma reunião amanhã, com o pessoal da advocacia, do jurídico pra ver tudo isso. Sobre as multas, eu tenho 20 dias pra recorrer com a minha defesa. E a gente vai ver o que fazer amanhã”, disse ele, chorando.
O prefeito do município de Autazes, Andreson Cavalcante, declarou apoio para Agenor e disse que os animais são bem tratados e vivem em habitat natural, assim como é comum vários ribeirinhos viverem com outros animais pelo Amazonas. Vários seguidores do influenciador também prestaram apoio.
Agenor postou ainda uma nota de esclarecimento em seu Instagram e disse que nunca imaginou que seria denunciado por uma situação dessas. “Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá estão o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. E escolhi ser um guardião e não um criminoso”, escreveu.