BRASIL|É temido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as ondas de calor recentes no território brasileiro. Sendo assim, foi emitido um alerta de “grande perigo” até a próxima sexta-feira (9), pois há um risco de morte por hipertemia. A região Centro-Oeste e o estado de Tocantins, no norte do país, são alguns dos principais “alvos” dessa probabilidade.
O Inmet prevê que as temperaturas poderão aumentar em até 5°C acima da média em cada região por cinco dias seguidos. Assim também, o alerta é voltado em especial para os seguintes locais: Centro, leste, sul, norte e noroeste goiano, sul e oeste de Tocantins, Distrito Federal, além de quase todo o território de Mato Grosso.
Em casos mais graves, o Inmet sugere entrar em contato com a Defesa Civil (Telefone 199), e pede também que as pessoas tomem um cuidado maior nos próximos dias. Dessa forma, é recomendável realizar atividades físicas antes das 10h e depois das 17h, usar filtro solar, ingerir bastante líquido, e redobrar a atenção com crianças e idosos nesse período.