Manaus – Encerram, neste domingo (14), as inscrições para o edital 2016 do Programa Bolsa Idiomas, da Prefeitura de Manaus. Os estudantes interessados em cursar inglês e espanhol, em oito escolas de línguas da cidade, mas que ainda não garantiram a inscrição, terão até 23h59 para acessar o Portal do Candidato, no site da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), e preencher os dados. O resultado da primeira chamada do programa será anunciado na próxima quarta-feira (17).
No total, são oferecidas 10 mil vagas divididas em bolsas integrais (100%) e parciais (75% e 50%) nas escolas Yes Idiomas, Aslan, Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), My Way Idiomas e Inglês e Companhia, além das Instituições de Ensino Superior (IES) Nilton Lins, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), que também contam com cursos de línguas estrangeiras.
De acordo com a Espi, órgão que gerencia os programas de inclusão socioeducacional, as bolsas contemplam, além das mensalidades, a taxa de matrícula e material didático por todo o tempo de duração do benefício.
Podem concorrer os estudantes residentes em Manaus, que tenham idade igual ou superior a 16 anos, que estejam cursando ou já tenham finalizado o Ensino Médio, e que não sejam beneficiários de programa similar mantido pelo poder público.
Além disso, o edital determina que os candidatos não podem possuir renda familiar per capita superior a um salário mínimo e meio (o equivalente a R$ 1.320). E, assim como acontecem nos demais programas – Bolsa Universidade e Pós-Graduação -, os estudantes, se contemplados, precisarão firmar compromisso de desenvolver atividades de contrapartida, sem ônus para o Município.
Após a etapa de inscrições, a Espi fará o cruzamento e análise dos dados, entre os dias 15 e 16, e divulgará no dia 17 o resultado da primeira chamada do programa. Os estudantes habilitados nesta fase – ou seus responsáveis legais, caso sejam menores de idade – deverão comparecer à sede da Escola para fazer a entrega de documentos comprobatórios, etapa prevista para acontecer nos dias 25 e 26 de fevereiro.
[impulsosocial] [impulsosocial_popup]