MANAUS (AM) – Os meninos Glauco e Gleison, de 6 e 8 anos, que ficaram perdidos durante 26 dias na mata, serão transferidos de Manicoré para Manaus, na manhã desta quinta-feira (17), em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea. Eles se encontram com quadro grave de desnutrição e escoriações na pele.
A transferência foi anunciada depois que o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) expediu um ofício em que exigia que os dois irmãos fossem examinados por um especialista em até quatro horas e, caso não fosse possível, que fossem transferidos a Manaus. O objetivo é ter um diagnóstico preciso sobre o estado de saúde dos meninos.
De acordo com a Prefeitura de Manicoré, as crianças apresentaram insuficiência pré-renal, pela falta adequada de ingestão de líquidos, infecção generalizada e muitas lesões.
Ainda segundo a prefeitura, o menino mais novo estava mais debilitado. Os irmãos contaram que não se alimentavam e que não acharam nenhum rio por perto, por isso só tomavam água da chuva.
Eles desapareceram no dia 18 de fevereiro, quando foram caçar pássaros na mata e não retornaram. Na tarde desta terça-feira (15), um homem que cortava madeira na mata encontrou as crianças e realizou o resgate.