MANAUS (AM) – O biólogo Vinícius Ferreira usou suas redes sociais para alertar o público que vai a passeios turísticos em Manaus e paga para tirar fotos com animais silvestres.
Conforme o profissional, que atua na região amazônica há mais de 10 anos, os animais são dopados e muitos indígenas que aparecem nas ocas não pertencem a nenhuma tribo.
“Não aceite tirar foto com animais silvestres quando vocês forem pra Manaus, quando vocês visitarem uma aldeia indígena e oferecerem pra vocês foto com animais silvestres. Primeiro porque é uma merda, você acha que tá arrasando no Instagram tirando foto com um jacaré todo fodido, dopado. Tá uma bosta a foto do bicho com a cabeça caída. Outra, eles oferecem pra vocês vários animais, preguiça, macaco, sucuri, além do jacaré e tudo mais. Indígenas que oferecem os animais silvestres para vocês tirarem foto, nem são povos indígenas de verdade, não seguem a sua tradição, não seguem a sua cultura. Eu visito a Amazônia há mais de 10 anos, eu tenho mais de 70 viagens para a Amazônia, para a região de Manaus, eu conheço muito bem as aldeias indígenas, eu conheço muito bem as agências de turismo que levam vocês para asaldeias indígenass.”, disse o biólogo.
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), o artigo 33 destaca que é proibido “explorar ou fazer uso comercial de imagem de animal silvestre mantido irregularmente em cativeiro ou em situação de abuso ou maus-tratos”.
Veja o vídeo: