Rio de Janeiro| Durante a festa de réveillon que aconteceu na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, um amazonense estudante de Direito, foi esfaqueado na barriga após tentar defender a namorada de um roubo.
Segundo a família de Pedro Rabelo, um grupo de criminosos abordou o jovem, que caminhava pelo calçadão após a virada de ano, entre os postos 4 e 5, junto com amigos. Com medo do grupo machucar a namorada, Pedro reagiu e foi atingido no abdômen. “Eles foram totalmente violentos, eles falaram ‘passa tudo, passa a bolsa se não a gente vai meter a faca em vocês’, só que, na hora, quando as pessoas falam isso a gente não pensa que isso realmente vai acontecer”, afirma a namorada da vítima.
Os colegas do jovem de 22 anos, o levaram até um posto de saúde, de onde ele foi encaminhado até o Hospital Miguel Couto, na mesma região. No local, familiares informaram que a unidade estava cheia de pacientes que haviam vivenciado a mesma situação de violência na região.
A ambulância seguiu com Pedro até o Hospital Souza Aguiar, no Centro, onde foi constatada lesão no intestino grosso e em algumas artérias. Pedro passou por cirurgia e tem estado de saúde estável.
Embora o Policiamento tenha sido ostensivo ao longo da orla de Copacabana, os policiais se mantêm na pista enquanto os maiores problemas ocorrem nas proximidades do palanque oficial, onde os criminosos atacam livremente, hostilizando turistas, tomando mochilas e assediando mulheres.
Alguns deles cheiram cocaína e fumam maconha abertamente. Situação difícil de controlar numa festa que reúne cerca de 2,5 milhões de pessoas de todas as partes do mundo.