X
    Categories: Mundo

Jovem indiano cria satélite de 64 gramas que entrará em órbita em junho

ADVERTISEMENT

Rio – A partir de junho, entrará em órbita um satélite leve e pequeno, criado por um jovem indiano de 18 anos. O projeto de Rifath Shaarook venceu o desafio “Cubes in Space”, organizado pela Nasa. Com apenas 64 gramas, este é o satélite mais leve já produzido.

O objetivo da criação do satélite, segundo Shaarook, é demonstrar o desempenho de uma impressora 3D que utiliza fibra de carbono. A missão durará quatro horas em um voo suborbital. Além disso, o pequeno cubo ficará por volta de 12 minutos em um ambiente de microcravidade.

“Nós o produzimos completamente a partir do zero”, disse o jovem cientista à mídia local, conforme reportou a “BBC”. “O satélite terá um novo modelo de computador a bordo e oito sensores incorporados internamente para medir aceleração, rotação e a magnetosfera da Terra”, acrescentou Shaarook, que trabalha como o principal cientista da Space Kidz India, baseada em Chennai, capital do estado Tamil Nadu, no extremo sul da Índia. Esta organização promove o ensino de ciências para crianças e adolescentes indianos.

A invenção de Shaarook foi batizada como KalamSat, em homenagem ao ex-presidente indiano Abdul Kalam, pioneiro nos investimentos para desenvolver a aeronáutica do país.

Com informações O Globo.

Expressoam:

This website uses cookies.