MANAUS–AM|Nesta segunda-feira (3), a Câmara Municipal de Manaus aprovou alterações da lei n° 2643, que acata o uso a obrigatório do uso de máscara na capital amazonense e que estabelece multa no valor de R$ 108,95, caso tenha descumprimento da lei. O projeto foi apresentado pelo Vereador Chico Preto (DC), que pontuou que existe erros na lei assinada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
A lei que ja está em vigor, foi publicada no último dia 30 no Diário Oficial do Município (DOM), e estabelece o uso de máscara obrigatória em espaços públicos e privados. Com a proposta de Chico Preto, o intuito é tornar obrigatório o uso da proteção apenas para a circulação em espaços públicos fechados, tornando o uso de máscaras nas ruas opcional. Ainda segundo o vereador, a lei municipal coloca o uso da máscara de forma indiscriminada. “Eu sou obrigado a usar máscara dentro da minha casa, segundo o texto da lei”, disse Chico.
O projeto foi deliberado com o n° 255/2020 e está aos cuidados da 2ª Comissão da casa. No texto é possível destacar que a pauta “visa corrigir graves incoerências”, tornando assim desobrigar o uso de máscaras nas ruas, balneários e praças de Manaus.
O Amazonas registrou, nesta segunda-feira (3), mais 262 casos do novo coronavírus, elevando para 102.386 o total de infectados, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).