BRASIL| Pensando em ajudar o estado do Amazonas, que vive um colapso na saúde em meio a pandemia da covid-19, o muralista brasileiro Eduardo Kobra criou uma obra intitulada “Respirar”, feita em um cilindro de oxigênio inativo, para arrecadar fundos para o estado.
O arista, que lançou recentemente o Instituto Kobra, acredita que a arte é um instrumento de transformação. E foi exatamente o que ele fez: transformou um cilindro de oxigênio em desuso em uma peça única!
“A mensagem central é a importância da vida. Que o sopro da minha arte ajude a levar um pouco de oxigênio para os hospitais mais necessitados e, ao mesmo tempo, provoque a reflexão sobre a importância de usar máscaras, lavar as mãos constantemente, manter o isolamento social e, claro, de preservar a natureza, que é um patrimônio de toda a humanidade”, diz o artista.
Incialmente, a peça de arte seria leiloada com intuito de ajudar o Amazonas, no entanto, o movimento UniãoBR ficou sabendo da iniciativa e comprou a peça por R$ 700 mil, antes mesmo que o evento acontecesse.
Gabriela Conti, diretora de operações da UniãoBR, disse que o grupo se comoveu com a inciativa do artista. “Ficamos sensibilizados com a delicadeza do Kobra em desenvolver uma obra especialmente para essa situação tão terrível pela qual estamos passando. Ele é um artista por quem temos carinho e está sempre conectado às causas sociais e ambientais” acrescenta.