MANAUS – A vereadora Gloaria Carrate conseguiu aprovar uma Lei que impede supermercados de distribuírem sacloas plásticas para os consumidores. A lei número 485 não especifica como o supermercado vai fazer para o consumidor leva as compras para a casa, e também não proíbe os empresários de vender as sacolas, causando mais uma despesa para o consumidor.
Apesar do apelo ecológico, a Lei não mexe com as grandes empresas que já embalam com plástico seus produtos expostos nas prateleiras. De acordo com a Lei, que entrará em vigor até o dia 30 de setembro, o máximo que os supermercados farão é fixar avisos pedindo ao povo que use sacoles reutilizáveis.
Não há nenhum projeto ecológico vindo Câmara para obrigar o poder público e fazer coleta de lixo reciclável. Nem multa para supermercados que joguem seus dejetos e embalagens nas lixeiras comuns. Como sempre, a bomba vai estourar no colo do consumidor, que ou dá o jeito dele de arrumar uma embalagem ou será convidado a comprar uma sacola que não seja de plástico no supermercado.