MANAUS – AM | A partir desta quinta (30) está proibida a distribuição de sacolas plásticas descartáveis aos clientes nos supermercados de Manaus.
A Lei Orgânica 485, sancionada no dia 7 de maio, tem como objetivo principal contribuir para a redução do consumo de resíduos plásticos e diminuir a poluição para o meio ambiente na capital do Amazonas.
Segundo o embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus, o biólogo Daniel Santos, a lei orgânica é um passo importante que a capital amazonense está dando em relação à redução do plástico.
“O principal objetivo da lei é estimular a população a adotar outras alternativas para transportar as compras que não seja o plástico, como as sacolas reutilizáveis ou caixas de papelão. Nesse momento, é importante que os supermercados e os clientes comecem se adaptar a essa realidade mais sustentável”, ressalta.
Para Daniel, após o período de adaptação, a população vai compreender a importância desse ato e passará a adotar outras alternativas na hora de ir às compras.
“Essa medida trará inúmeros benefícios para o meio ambiente. Nossos igarapés estão repletos de plásticos, que levam centenas de anos para se decompor. Com a redução do uso, milhares de toneladas de plástico deixarão de prejudicar o ecossistema”, afirmou.