MANAUS (AM) – | Os líderes do Comando Vermelho (CV) no Amazonas, Silvio Andrade Costa, o “Barriga”, e Diego Oliveira Hidalgo, o “Diego Islâmico”, foram presos durante a terceira fase da Operação Nômade, da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (23). A prisão aconteceu no Rio de Janeiro e os presos serão transferidos para Manaus.
Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Estadual do Amazonas, com o apoio dos policiais do Comando de Operações Táticas da PF, Delegacia de Repressão e Entorpecentes do Rio de Janeiro e do Grupo de Pronta Intervenção da PF no Rio de Janeiro.
De acordo com a investigação, as lideranças estavam morando no RJ e agiam de lá sobre as decisões da organização criminosa em Manaus. Eles podem responder pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas, com penas somadas que podem ultrapassar os 20 anos.
Segundo a assessoria da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Amazonas (SEAP-AM), os criminosos serão encaminhados a presídios da capital, assim que a justiça autorizar a transferência. A operação Nômade 3 contou com mais de 40 policiais federais cariocas.