MANAUS (AM) – A loja de carros de luxo Multi Motors Concept, do empresário Abrahão Neto, localizada no bairro Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul, era usada para lavar o dinheiro fruto do esquema de criptomoedas de Bitcoin que era realizado por Josué Victor Almeida de Figueiredo Medeiros, de 24 anos, e o pai dele, Josué Viana Medeiros.
O esquema criminoso foi alvo da Operação Blockchain Fake, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas, nesta sexta-feira (28). A operação aconteceu simultaneamente em Manaus, Brasília e São Paulo e ninguém foi preso. O prejuízo é de cerca de R$ 75 milhões.
Na operação, foram apreendidos ao menos cinco carros de luxo, de marcas importadas como McLaren, Ferrari e Land Rover. Três dos cinco carros apreendidos foram encontrados na casa de Abrahão, sendo um Mini Cooper JCW GP, uma BMW 5 e um Troller, avaliados em cerca de R$ 1 milhão.
Além dos carros, os agentes apreenderam documentos e dinheiro (dólar, euro, peso mexicano, dólar canadense e real) em endereços de investigados, incluindo um escritório da empresa, no bairro Ponta Negra, na zona oeste.
Procurado
A Polícia Civil procura ainda Josué Victor Almeida. Já o pai dele, Josué Viana foi preso no Pará, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os dois faziam as vítimas acreditarem que o negócio com criptomoeda renderia algum dinheiro.