X
    Categories: Política

Look da deputada estadual Joana Darc durante posse gera críticas: ‘Vestida de ouro?’

A vestimenta gerou dúvidas pela mensagem que queria passar e pela escolha ousada da cor. Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – Durante a posse para o segundo mandato como deputada estadual, nesta quarta-feira (1º), Joana Darc (União Brasil) usou um look que foi alvo de críticas durante a cerimônia e após dela. No Instagram, a ex-candidata a deputada federal Vanda Witoto interpretou a vestimenta como de mau gosto devido ao garimpo ilegal e a crise com o povo Yanomami.

Mulher indígena, Vanda não se elegeu e continua na luta pela causa. Ela não entendeu a proposta da roupa da deputada e a questionou: “Vestida de ouro? quando nossos povos indígenas estão sendo mortos pelo garimpo ilegal. Quando crianças Yanomami estão morrendo de fome por seus rios estarem contaminados pelo mercúrio do garimpo de ouro ilegal? Não quero crê nisso . Adimiro seu trabalho em defesa dos animais porém a vida dos povos indígenas não pode ser banalizada a vida de um cachorro não pode ser mais valiosa do que uma vida de uma criança indígena”.

Muitos acharam que Joana havia se inspirado na primeira-dama Janja Lula, que também usou dourado durante a posse do presidente Lula. Vale destacar que Joana tem investido em conteúdos onde mostra as maquiagens e looks feitos para cerimônias.

A deputada resolveu responder Vanda e negou ter sido uma indireta ao garimpo. “Eu não estou vestida de ouro, eu estou vestida na cor dourada, no qual escolhi essa cor pois representa o sol. Acredito que vc não deva conhecer minha trajetória, mas sou defensora do meio ambiente, sou contra garimpos ilegais e não sei se acompanha meu trabalho, mas fim de semana estava em Barcelos fazendo agenda com várias povos indígenas do alto rio negro, inclusive me trouxeram as dificuldades que os Yanomamis estão vivendo aqui no Amazonas, além disso estou dando apoio a cooperativas formada por indígenas, tudo postado nos meus stories das redes sociais. Sou presidente da comissão de assuntos indígenas da ALEAM e JAMAIS vou desmerecer a sua pauta, mas por favor não desmereça a minha, nem julgue sem saber o “porquê” escolhi a cor dourada para usar no dia de hoje. Importante falar escolhi e mandei fazer minha roupa no ano passado. Para mim, toda vida importa! Que fique bem claro. No mais, estou a disposição para dar voz a suas causas, se assim precisar, no nosso mandato. Também sou admiradora do seu trabalho!”.

Ainda de acordo com a deputada, o dourado representava o sol, e entre as mulheres eleitas da Casa ela foi a que mais resolveu ousar na escolha da roupa, o que rendeu memes como a comparando com um chocolate “Ferrero Rocher”.

Para o início da 20ª Legislatura, Joana Darc foi acompanhada da família e da cadelinha resgatada Branquinha, que foi a mascote da campanha de Joana e é símbolo da causa animal, defendida pela parlamentar.
Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.