São Paulo – Nesse final de semana, prepare-se para dois eventos astronômicos que vão deixar o céu mais bonito. Trata-se da Lua Azul e do SuperMarte — apelido carinhoso que demos. Apesar de acontecerem praticamente ao mesmo tempo, as duas ocorrências não estão relacionadas.
Apesar do nome, a Lua Azul, que acontece na noite de sábado (21), não vai deixar nosso satélite azulado.
O que acontece é que, normalmente, uma estação do ano dura três meses e tem só três luas cheias — uma por mês; como neste ano o outono terá quatro, então a lua cheia extra é chamada de Lua Azul. A causa disso é o chamado ciclo metônico, que coordena os ciclos lunares com os meses do ano. Ele determina que existem 235 luas cheias a cada 19 anos, mas o mesmo período conta apenas com 228 meses. Por isso, é inevitável que em 7 destes anos haja duas luas cheias no mesmo mês — e quatro em uma mesma estação.
Quanto ao planeta vermelho, é a primeira vez, em dez anos, que ele está tão próximo da Terra.No domingo (22), Marte vai estar com o brilho total nos céus. Não será difícil ver o ponto vermelho. Isso acontece quando a Terra fica entre Marte e o Sol e faz que enxerguemos nosso vizinho planetário como um disco totalmente iluminado e bem mais brilhante que o comum.
Prepare os olhos, os binóculos ou os telescópios e mande sua foto na nossa página do Facebook.
Com informações Revista Galileu.
[impulsosocial] [impulsosocial_popup]