Manaus (AM) – A juíza Aline Kelly Ribeiro Marcovicz Lins, da 4ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), negou um novo pedido de liberdade ao influencer João Lucas da Silva Alves, conhecido como Lucas Picolé.
Na decisão, a magistrada afirmou que Lucas Picolé, mesmo ciente das medidas cautelares impostas, agiu de maneira sorrateira e inconsequente ao anunciar sorteios autorizados por seu advogado, desrespeitando as determinações do Juízo e indicando uma retomada de práticas disfarçadas de atividades potencialmente ilícitas.
A juíza também rejeitou o argumento da defesa de que o influencer estaria sendo utilizado como “exemplo para repreensão”, alegando que a atuação do sistema judiciário não seria retaliação pública ou exposição vexatória, mas sim uma resposta ao fato de Lucas Picolé ter sido o único a não demonstrar o devido respeito às determinações judiciais.
Lucas Picolé foi novamente preso em 24 de janeiro em um balneário no município de Iranduba, após descumprir as medidas cautelares estabelecidas ao obter liberdade provisória no processo relacionado à Operação Dracma, deflagrada em maio de 2023.