BRASÍLIA | O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chorou ao discursar após ser diplomado nesta segunda-feira, 12, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Junto com o vice Geraldo Alckmin, ele foi aplaudido de pé por alguns convidados da cerimônia e chorou assim como na diplomação da primeira vez em que foi eleito presidente.
“Da primeira vez da diplomação, eu lembrei da ousadia do povo em conceder para alguém, tantas vezes questionado por não ter diploma universitário, o diploma de presidente”, afirmou, muito emocionado.
“Peço desculpas pela emoção. Quem passou o que eu passei nesses últimos anos e está aqui agora é a certeza de que Deus existe”, afirmou com a voz embargada.
“Eu sei o quanto custou não apenas a mim, mas o quanto custou ao povo brasileiro essa espera para que pudesse reconquistar a democracia nesse País”, completou.
No discurso, Lula disse que fará todos os esforços para cumprir com o compromisso de “fazer o Brasil um país mais desenvolvido e mais justo”.
A diplomação oficializa o resultado das urnas, confirmando que os candidatos foram eleitos legitimamente pelo povo e, por isso, estão aptos para assumirem seus cargos. A posse de Lula e Alckmin ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2023.