BRASÍLIA | Na manhã desta quinta-feira (04), o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) publicou em seu Twitter mais uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Lula afirma que o presidente deveria usar a cloroquina, medicamento que ficou conhecido no combate ao novo coronavírus, para fazer uma sopa.
“Vocês viram essa quantidade de remédio que o Bolsonaro recebeu dos EUA? Ele devia pegar essa cloroquina que ele comprou, fazer uma sopa e tomar. Quem tem que saber de remédio é cientista”, escreveu Lula.
A afirmação foi feita após o Brasil receber dos EUA 2 milhões de doses de hidroxicloroquina para serem utilizadas no tratamento da Covid-19. O presidente Jair Bolsonaro é um dos maiores defensores do remédio, mesmo que entidades de saúde no mundo inteiro já tenham confirmado que a cloroquina não possui eficácia comprovada.
A hidroxicloroquina “será usada como profilática para proteger enfermeiros, médicos e profissionais de saúde do vírus no Brasil. Também será usada como terapêutica para tratar brasileiros infectados”, afirmou a presidência dos EUA em comunicado.
Estudos recentes indicaram, inclusive, que a cloroquina pode piorar o quadro de saúde dos pacientes, levando ao agravamento dos sintomas.