Rio – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a corrida presidencial de 2018, segundo a última pesquisa do instituto Datafolha. Em diferentes cenários, o petista aparece com pelo menos 35% das intenções de voto, em vantagem significativa sobre o principal adversário.
Na segunda colocação, há um empate técnico entre Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva (Rede). Em distintos cenários, ele tem entre 16% e 17%, e ela varia de 13% a 14%.
No campo tucano, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, João Doria, estão no mesmo patamar de 8% das intenções de voto. Os dois disputam o direito de ser o candidato do PSDB em 2018, o que poderá levar Doria, caso derrotado, a sair do partido e concorrer por outra legenda.
Pela primeira vez na série de pesquisas do Datafolha, Lula lidera também em todos os cenários de segundo turno. A exceção seria uma eventual disputa com o juiz Sérgio Moro – nesse caso, haveria empate técnico.
Em julho, Moro condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão, no caso em que foi acusado de ter recebido um apartamento em Guarujá (SP) como parte de um pagamento de propina da empreiteira OAS.
A questão para 2018 é se Lula poderá ser candidato, já que é possível que se torne inelegível, caso sofra uma condenação de segunda instância no caso do tríplex do Guarujá.
A pesquisa do Datafolha foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro, com 2.772 entrevistas em 194 municípios. A margem de erro da sondagem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
POR ESTADÃO CONTEÚDO E AGÊNCIA O GLOBO