BRASIL | Pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (11) pelo instituto belo-horizontino Quaest Consultoria aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as intenções de voto para as eleições presidenciais deste ano.
No primeiro turno, cenário em que há mais candidatos na pesquisa, Lula aparece com 46% das intenções, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 29% e Ciro Gomes (PDT), com 7%.
O estudo aponta que o percentual atingido por Lula é superior a soma das intenções de votos de todos os outros pré-candidatos à presidência (44%), o que pode garantir ao petista uma vitória no primeiro turno. Pela margem de erro de 2%, no entanto, há chance de a eleição ter um segundo turno.
Neste cenário, Lula também aparece com maior percentual de intenções de voto: 56%, contra 34% de Bolsonaro. Contra o pré-candidato Ciro Gomes (PDT), o petista venceria com 53% contra 24% do pedetista.
A pesquisa
Participaram da pesquisa 2 mil eleitores dos 26 estados basileiros e também do Distrito Federal, entre os dias 5 a 8 de maio. O estudo, realizado presencialmente, apontou as intenções de voto em diferentes cenários.
O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (TRibunal Superior Eleitoral), sendo contratada pelo Banco Genial.