AMAZONAS | Se a eleição para presidente da República fosse hoje, o Amazonas daria vitória a Lula sobre Bolsonaro. É o que aponta a pesquisa da Perspectiva, a primeira depois que o petista conseguiu na Justiça a anulação de suas condenações, voltando a ter condições de disputar a presidência em 2022. Lula conseguiu 38,3% dos votos, contra 27,8% do presidente Jair Bolsonaro (diferença de 10,5%). E no segundo turno Bolsonaro perderia por uma diferença ainda maior, de 13,0% (34,1%, contra 47,1% de Lula.
A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 23, ouvindo eleitores de Manaus e dos oito principais colégios eleitorais do interior: Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, Maués, Tabatinga e Humaitá.
Lula e Bolsonaro se destacam dos demais. O ex-juiz Sérgio Moro apareceu em terceiro, com 7,6%, seguido por Ciro Gomes, com 5,3%, e o apresentador de TV Luciano Huck, 4,6%. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB) é apenas o sexto, com 2,8%. Seguem na pesquisa João Amoedo (Novo), Guilherme Boulos, Álvaro Dias e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), todos até 1%.