Manaus, AM – O maior pirarucu do mundo, com 2,9 metros, pesando 220 quilos e com nadadeira de 40 centímetros foi capturado no Amazonas, em 12 de novembro do ano passado e foi registrado pela Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror).
O peixão foi capturado na comunidade ilha da Mameloca, na cidade de Japurá, onde se faz manejo do Pirarurucu. Pelos cálculos dos especialistas ele tem 30 anos e só a cabeça tem 69 centímetros, com 75 centímetros de nadadeira caudal.
O pirarucu é uma espécie muito antiga. Ele já estava no planeta bem antes de surgir o primeiro ser humano, e chegou a conviver com os dinossauros há 200 milhões de anos! Também por isso ele é chamado de gigante pré-histórico.
Outra curiosidade sobre esse enorme peixe é o fato de ele precisar de ir até a superfície para respirar. Se ele não fizer isso, pode morrer afogado; pois tem uma bexiga natatória modificada, que funciona como um pulmão.
Essa característica, aliás, deixa o pirarucu bem vulnerável, uma vez que os pescadores ficam esperando, em canoas ou barcos, que ele suba à superfície, onde então podem capturá-lo com um arpão.