MANACAPURU (AM) – Cerca de 1,4 tonelada de entorpecentes, três fuzis e mais de 1 mil munições foram apreendidas na noite desta sexta-feira (24) no rio Solimões, nas proximidades de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A apreensão ocorreu por meio da Companhia de Operações Especiais (COE) em conjunto com a Polícia Federal (PF/AM).
O comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Alysson Lima, relatou que após levantamento de Inteligência entre a PMAM e a Polícia Federal, as equipes iniciaram as diligências no local em que a lancha passaria e realizaram a abordagem. Na ocasião, os suspeitos, fortemente armados, efetuaram disparos de fuzil contra os policiais militares e federais.
“Teve uma intensa troca de tiros entre ambos. A embarcação dos meliantes começou a pegar fogo e eles cairam no rio, fugiram, e deixaram a embarcação pegando fogo. Quando os policiais se aproximaram pegaram um pouco das drogas, o armamento, mas não conseguiu salvar a embarcação, que afundou. E quando ela afundou, eles aguardaram um pouco mais, e as drogas, que foi o skunk, começaram a boiar. Eles tentaram encontrar os suspeitos, mas a noite, o rio, a selva, é difícil, mas foi resgatado esse material, o armamento”, detalhou o comandante do CPE.
O material apreendido foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, localizada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.
Apreensão de drogas
Em 2024, a Polícia Militar do Amazonas alcançou um marco significativo no combate ao tráfico de drogas, com a apreensão de 43 toneladas de entorpecentes. O subcomandante da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, destaca que o feito reflete a intensificação das ações de fiscalização e patrulhamento nas regiões de risco, além do trabalho integrado entre diferentes esferas de segurança pública e da utilização de tecnologias de monitoramento, através dos setores de Inteligência.
“Este ano continuaremos na mesma batida, utilizando nossos processos de Inteligência, de informações, das nossas operações especiais, e também das operações integradas, para a gente conseguir fazer apreensão, retirar drogas e armas dos rios, das ruas e trazer segurança e para nossa sociedade”, salientou o coronel Thiago Balbi.